terça-feira, 9 de maio de 2017

Convite


Um fariseu convidou Jesus para jantar. Jesus foi até a casa dele e sentou-se para comer. Lucas 7:36
“Seja bem-vindo! Fica à vontade, mas não mexe em nada.” Essa foi a frase que ouvi de meu amigo na primeira vez que o visitei. Era só brincadeira, mas depois fiquei pensando que é assim que fazemos com um certo convidado especial. Gosto de definir Jesus como um hóspede inconveniente. Ele não é do tipo que vai ao nosso lar e fica sentado num canto, quietinho, esperando sua oportunidade para falar. Quando chega à casa de nossa vida, Ele faz uma revolução!
Durante o período em que eu e minha esposa moramos na Bahia, tivemos uma ajudante muito querida em nossa casa. Nós saíamos cedo e voltávamos à noite e, em alguns dias, ao retornar, éramos surpreendidos com as mudanças que ela fazia na posição de nossos poucos móveis. O sofá estava no lado oposto ao que tínhamos deixado; a estante, fora do lugar; e a cama, enviesada. Depois do susto, geralmente nos acostumávamos com as alterações.
Como a Edinalva fazia, o Senhor entra na casa de nossa vida para trocar as coisas de lugar, trazer novos itens e jogar fora o que não presta. Ele chega para mudar nosso pensamento e comportamento. As roupas que usávamos antes não servem mais, a comida que comíamos se torna imprópria, o lazer, as amizades, os filmes, tudo precisa ser diferente. “Essa vaidade que você usa para enfeitar a sala de estar de sua vida está, na verdade, a enfeando. Vamos jogá-la fora.” “Mas Jesus…”, você reluta, para depois se convencer de que Ele sempre está certo. Ele vai fazendo coisas desse tipo até deixar a casa de nosso coração limpa e enfeitada com amor e santidade.
O problema de muita gente que convida Jesus é pensar que Ele é um hóspede qualquer. Por isso, não lhe dão a honra que merece. Até querem Jesus em sua casa, mas não aceitam o que Ele quer fazer. Foi mais ou menos assim que o anfitrião de Jesus no texto de hoje se comportou. Achou que estava fazendo o máximo ao convidar o Senhor para um banquete, mas o tratou como um hóspede a mais. Jesus não pode aceitar esse tipo de tratamento. Ou Ele é o Senhor, ou não é mais nada!
Se você quer Jesus como hóspede, seu convite deve ser como o refrão de uma música evangélica de sucesso: “Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas. Me ensina a ter santidade, quero amar somente a ti, pois o Senhor é meu bem maior, faz um milagre em mim.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário