terça-feira, 16 de maio de 2017

A dívida

Um deles devia quinhentas moedas de prata, e o outro, cinquenta […]. Então ele perdoou a dívida de cada um. Qual deles vai amá-lo mais? Lucas 7:41, 42
A vida seguia para Maria, e as expectativas quanto ao futuro não pareciam tão ruins. Porém, seu tio, Simão a induziu ao pecado e trouxe sobre a vida dela um prejuízo enorme (O Desejado de Todas as Nações, p. 566). Ferida, desamparada e se sentindo culpada, se viu sem futuro. Desesperada, fugiu de casa. Prostitui-se de cidade em cidade até se estabelecer em um lugarejo chamado Magdala. Ali passou a ser conhecida como Maria de Magdala ou Maria Madalena.
Nas viagens de Jesus, ele a encontrou pelo menos sete vezes. Sentindo-se perdida, culpada e carregando um fardo mais pesado que o mundo, ela enxergou nele um fio de esperança. Jesus a abençoou, mas, pelas circunstâncias da vida, ela caiu mais seis vezes. Finalmente ela foi liberta da prostituição.
A situação de Maria reflete o que vive muita gente hoje em dia. Vítimas de violências cruéis na infância, muitas pessoas entregam-se ao pecado por imaginar que não há mais esperança. Afundam-se no lodo da impiedade porque alguém lá no passado violou a porta de seu coração e a escancarou para a dor, a culpa e a mágoa. O resultado: pecado e mais pecado como fuga para tentar esquecer a tragédia da vida. Sempre há, porém, a esperança do encontro libertador com Jesus. Ele chega, nos solta das algemas do passado e nos coloca no rumo da felicidade.
Maria era ex-prostituta, levada ao pecado por conta de uma violência sofrida; Simão induzira uma jovem ao pecado e se comportava como um hipócrita. Qual dos dois você acha que tinha a dívida maior com Deus? A resposta parece óbvia. Jesus disse: “O grande amor dela que ela mostrou prova que seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado” (Lucas 7:47). Simão induzira uma moça ao pecado, mas achava que não precisava de perdão; Maria era uma vítima pecadora, mas o perdão era tudo o que queria.
Como você está atualmente? Sente-se uma vítima de um passado cruel ou mesmo de um presente desesperador? Creia que Jesus pode libertar você! Quebre o silêncio! Fale com Deus e com alguém. Você está consciente do tamanho do perdão e libertação que Deus está lhe oferecendo? Se isso é verdade, faça como Maria. Seja extravagante em demonstrar seu amor a Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário