terça-feira, 25 de abril de 2017

Vergonha


Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus. Uma noite ele foi visitar Jesus […]. João 3:1, 2
Como era muito carinhoso, meu pai não perdia a oportunidade de me abraçar e beijar meu rosto, mesmo na frente das pessoas. Na adolescência, eu ficava com muita vergonha disso, se a cena fosse vista por meus amigos e, principalmente, pelas meninas.
A vergonha é um sentimento que acompanha a humanidade desde que o pecado entrou no mundo. No Éden, após a queda, Adão e Eva se esconderam de Deus porque tiveram vergonha de sua nudez. De lá para cá, levamos a mão ao rosto para esconder nosso desconforto pelos vacilos próprios ou mesmo por vergonha alheia.
Nem sempre o constrangimento acontece por conta de erros cometidos. Algumas pessoas, por exemplo, se envergonham de sua origem humilde, de parentes pobres e incultos ou mesmo de costumes religiosos familiares que não são aceitos pela maioria. Que vergonha!
Isso parece um pouco com o que Nicodemos estava sentindo em relação a Jesus. O idoso mestre da lei estava impressionado com a autoridade daquele jovem galileu, mas se sentia desconfortável em se encontrar publicamente com alguém que julgava não estar em seu mesmo nível social. “O que as pessoas vão pensar?”, pode ter se perguntado. Por isso, procurou Jesus à noite.
Essa atitude é bem parecida com a de muita gente hoje em dia. Com vergonha de Jesus, alguns escondem sua fé e assumem comportamentos contrários aos ensinos da Palavra de Deus. Para serem aceitos por um grupo, ou mesmo para serem populares, muitos negam Jesus de modo direto ou indireto, deixando de testemunhar e quebrando os mandamentos de Deus.
No entanto, sentir vergonha de Cristo é negar o único meio pelo qual somos salvos. Por isso, Ele foi tão enfático: “Aquele que disser publicamente que não é meu, o Filho do Homem também dirá diante dos anjos de Deus que essa pessoa não é dele”
(Lucas 12:9). Portanto, como Paulo, devemos dizer: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16, NVI).
Confesso que sinto falta dos carinhos do meu pai e, hoje, não teria constrangimento nenhum em recebê-los. Jesus quer lhe dar o “afago” da salvação. Não se envergonhe disso, corresponda com amor e obediência e tenha a certeza de que seu nome será confirmado no livro da vida.

Um comentário:

  1. Mensagem muito inspiradora, me fez refletir sobre minhas atitudes diante das pessoas para apresentar Jesus a elas.

    ResponderExcluir