domingo, 30 de abril de 2017

Amor


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16, ARA
Lembro-me como se fosse hoje do dia em que minha filha nasceu. Fui dar uma volta no calçadão da praia, e o sentimento que invadia meu coração era de que eu havia me tornado um homem milionário. Deus havia depositado no “banco” de minha vida a maior riqueza que alguém pode receber. Na maternidade, recordo do momento em que deitei aquele serzinho sobre meu peito e a abracei. Senti como se ela correspondesse ao meu gesto de amor. Inesquecível!
Naquele dia, entendi o que significa o amor que é capaz de morrer por outra pessoa. Por outro lado, uma pergunta se fortaleceu em mim: Que amor é esse que fez Deus entregar seu bem mais precioso, seu único Filho, para salvar a humanidade?
A pessoa que simbolizou melhor essa decisão divina foi Abraão. O patriarca recebeu a estranha ordem de sacrificar o filho, e uma angústia intensa o invadiu. Ele obedeceu ao Senhor, mas o preço era alto demais. Sabemos que o sacrifício não se executou, porque Deus queria apenas evidenciar o amor de Abraão e usá-lo como demonstração do que faria no futuro.
Como, nesse caso, Abraão representava Deus, fica claro, então, o tipo de sentimento que reinava no coração do Pai ao entregar seu Filho. Só uma coisa poderia motivá-lo a fazer o que fez: um amor extravagante e sem limite pela humanidade. João 3:16 é sobre isso.
Esse belíssimo texto também apresenta outro componente importante no cenário da salvação: a justiça de Deus. O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Logo, a justiça divina exigia que toda a humanidade morresse eternamente. Para que isso não acontecesse, porém, Deus fez uma troca. Seu Filho recebeu o castigo que a humanidade deveria receber, e a humanidade recebeu o tratamento que seu Filho merecia. Assim, a justiça estava feita; o castigo, dado; e a salvação, garantida.
Esse incrível amor, porém, não força a entrada da porta do coração de ninguém. É por isso que João 3:16 também apresenta uma condição: a fé. Crer no sacrifício de Jesus desvia a justa ira de Deus e protege o crente da condenação.
Eu poderia dar a minha vida para salvar a da minha filha, mas jamais daria a vida dela por alguém. Deus mostrou um amor descomunal por nós ao nos dar seu único Filho. A pergunta que fica é: Como vamos responder a tanto amor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário