domingo, 9 de abril de 2017

8 de abril - Sábado: André, o coadjuvante

André, irmão de Simão. Lucas 6:14, Nova Bíblia Viva
Atores coadjuvantes são aqueles que têm papéis secundários nos filmes. Participam das cenas e dos diálogos com os protagonistas e funcionam como suporte para que os outros brilhem. Quase sempre desempenham tarefas sem muito glamour, mas são fundamentais para que a trama faça sentindo.
Se a história dos apóstolos fosse retratada em um filme, o papel de André certamente seria o de coadjuvante. O versículo de hoje evidencia isso ao apresentá-lo como o “irmão de Simão”. As pessoas não o conheceriam se não fosse pelo irmão famoso.
Nas poucas vezes em que é mencionado na Bíblia, André aparece de relance. Entretanto, sua atuação foi fundamental para que pessoas fossem levadas a Jesus.
A Bíblia não registra nenhum sermão seu nem sugere que tenha sido um grande líder e pregador de multidões. Porém, se não fosse por André, Pedro não teria se tornado discípulo de Jesus. O poderoso pregador que converteu 3 mil pessoas de uma vez conheceu o Senhor por meio de seu discreto irmão.
É interessante perceber que André não se incomodava em ocupar um lugar secundário. Ele sabia que seu irmão tinha uma personalidade dominante e que, por isso, desempenharia uma posição de destaque entre os discípulos, mas, ainda assim, o levou ao encontro do Senhor.
Isso mostra que André era uma pessoa madura e consciente do papel que desempenhava na vida. Ele interpretava corretamente sua personalidade e ocupava o espaço que lhe cabia. Percebeu que tinha habilidade de relacionamento interpessoal e resolveu usar isso em favor da pregação do evangelho. Atuou nos bastidores para que Jesus fosse o protagonista.
Foi nosso evangelista coadjuvante que levou certos homens gregos ao encontro de Jesus, tornando-se o primeiro missionário cristão internacional. No milagre da multiplicação, ele foi a ponte entre Jesus e o menino dos cinco pães e dois peixes. Por conta de seu talento em se misturar com as pessoas, ele pôde descobrir a matéria-prima de um dos milagres mais incríveis da Bíblia.
E você? Já identificou seu papel na trama da vida? Deus, o grande diretor, espera sua participação no filme da salvação. Seus dons e personalidade lhe indicarão como atuar de modo que o drama do evangelho seja assistido por muitas pessoas. Trabalhe para que Jesus, o protagonista, brilhe. Assim, você vai receber o Oscar da vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário