segunda-feira, 3 de abril de 2017

3 de abril - Segunda-feira: Obsolescência

Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Por isso, o vinho novo é posto em odres novos. Marcos 2:22
Eu estava impressionado com o smartphone, de oito gigabites, que havia comprado no início de 2012. A rapidez com que os aplicativos podiam ser abertos, a nitidez incrível da tela e a alta capacidade de armazenamento do meu celular, entre outras coisas, me deixavam muito satisfeito com o aparelho.
Com o passar do tempo, porém, fui percebendo uma coisa: o sistema operacional que rodava nele e também os aplicativos requeriam constantes atualizações para deixá-los ainda mais modernos.
Fui permitindo que esses reparos fossem feitos, sem perceber algo importante: a cada nova atualização, mais espaço da memória de meu celular ia sendo usado. Acrescente-se a isso milhares de fotos que fazia de minha filha recém-nascida, e o resultado foi, em pouco tempo, um telefone que já não era tão rápido e começava a travar.
As constantes atualizações envelhecem os aparelhos e indicam a necessidade de ter outro mais adequado a elas. Desde o século 20, a indústria tem intensificado esse processo, com a chamada obsolescência programada, para que os consumidores sejam forçados a adquirir novos produtos. Porém, o envelhecimento dos objetos e a necessidade de adquirir novos recursos sempre existiu.
No versículo de hoje, por exemplo, Jesus usa uma comparação que revela a obsolescência de recipientes de vinho em seu tempo. Feitos de couro, os odres iam ficando ressecados e duros com o uso, de forma que o vinho novo os rompia, fazendo-os perder a utilidade.
É a isso que o Senhor comparou a religião de sua época. Ressecada e endurecida pelo orgulho e por regras, rituais e jejuns que haviam perdido o propósito, o sistema religioso da época de Jesus não podia ser “atualizado” com a profundidade do evangelho. O “sistema operacional” cristianismo requeria um “aparelho” mais moderno e adaptado à “tecnologia” da salvação. Por isso, o Senhor fundou a igreja, um organismo vivo e sempre aberto às atualizações do Espírito Santo.
Em termos práticos para nós, isso significa que devemos estar expostos à Palavra de Deus para continuarmos crescendo na graça. Nunca devemos nos enrijecer contra a luz que Deus nos envia progressivamente. Por isso, abra seu coração para as atualizações do Espírito Santo, e sua fé nunca ficará obsoleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário