domingo, 16 de abril de 2017

16 de abril - Domingo: Precipitação

Mestre, estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar aonde o senhor for! Mateus 8:18
Precipitada é a pessoa que toma decisões rapidamente sem pensar em todas as implicações envolvidas. Na empolgação, muita gente compra coisas, assume compromissos e fala o que não deve. Depois que passa o calor do momento, e as emoções esfriam, o precipitado  fica com o problema na mão. Só depois de “assinado o contrato”, é que algumas pessoas se dão conta de que não estão preparadas para assumir todos os custos envolvidos na decisão tomada.
Por mais que Jesus deseje que todos o sigam, Ele não quer que ninguém faça isso sem pensar. O Senhor não usa estratégias de marketing para empolgar as pessoas de modo que elas não percebam os custos reais de segui-lo.
É verdade que a felicidade de ser cristão não pode ser comparada a nada neste mundo. Seguir a Cristo não tem preço. Essa é, de fato, a melhor decisão que alguém pode tomar. No entanto, envolvidos pela emoção ou pela empolgação de outros, alguns prometem coisas para Deus que não conseguem cumprir ou das quais logo se arrependem. A motivação errada sempre gera frustração e decepção.
O versículo de hoje retrata a frase de um mestre da lei diante de Jesus. O Senhor respondeu, de maneira direta, à precipitada declaração desse homem: “As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar” (Mateus 8:20).
Na frase do mestre da lei, há alguns indícios de seu despreparo e da empolgação precipitada que o motivava. Ao chamar o Senhor de “mestre”, o homem acreditava que Jesus não passava de um ser humano. Como seguir Jesus sem saber que Ele é o Filho de Deus?
O mestre da lei também estava muito autoconfiante e indicou isso ao dizer: “Estou pronto para seguir o senhor.” Ele acreditava estar preparado para fazer, por si mesmo, tudo o que o discipulado previa. Porém, seguir a Cristo é muito difícil, e só conseguimos pela força de Deus.
Além disso, é possível que Jesus tenha percebido segundas intenções no rapaz. Como havia visto milagres e multidões, o aspirante a discípulo pode ter sido seduzido pelos supostos benefícios materiais.
Jesus deseja muito que você se coloque ao lado dele. Leia o “contrato”, estude a Palavra de Deus e posicione-se junto ao Senhor pelos motivos certos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário