sábado, 15 de abril de 2017

15 de abril - Sábado: Um Cordeiro para cada família

Muitos creram nele porque viram os milagres que Ele fazia. João 2:23
A verdadeira Páscoa é uma cerimônia para as famílias. No 14o dia do primeiro mês do calendário hebraico, em cada casa, um cordeiro deveria ser sacrificado; e seu sangue, passado nos umbrais da porta. Essa festa judaica celebra o dia em que Deus salvou da morte os primogênitos das famílias de seu povo, livrando Israel do cativeiro egípcio, que durara 430 anos.
Naquela noite, toda casa que não tinha o sangue na porta recebeu a visita do anjo destruidor. Porém, as residências dos hebreus foram poupadas, pois nelas havia o sinal de que o anjo deveria pulá-las. Um dos sentidos possíveis da palavra Páscoa em hebraico (Pessach) é pular sobre, que pode ser uma alusão ao ato de a morte saltar as casas daqueles que creram em Deus e marcaram suas portas com o sangue do cordeiro.
A Páscoa é uma linda representação da salvação. Enquanto, no Egito, todos os primogênitos morreram, entre os hebreus uma vítima sacrificial morreu no lugar dos filhos. Isso nos ensina que a salvação ocorre por conta do sangue de Jesus, o verdadeiro Cordeiro. A Páscoa simboliza a nossa libertação do cativeiro do pecado.
Na Páscoa bíblica, para que os primogênitos fossem poupados, cada família do povo de Israel deveria sacrificar um cordeiro. Perceba a ênfase familiar da orientação divina: “Diga a todo o povo israelita o seguinte: no dia dez deste mês cada pai de família escolherá um carneirinho ou um cabrito para a sua família, isto é, um animal para cada casa” (Êxodo 12:3, itálico acrescentado).
O texto acima permite perceber que, no plano de Deus, a melhor base para se experimentar a salvação é a família. Este é o núcleo central a partir de onde o Senhor deseja projetar sua bênção para toda a humanidade.
Como anda sua família? Em sua casa, Jesus, o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29) tem sido invocado? Ou as brigas, os desencontros e as coisas do mundo têm ocupado o espaço do Salvador?
Cada um de nós pode fazer alguma coisa para que a destruição não chegue ao nosso lar. Deus deseja proteger seu lar nesta Páscoa. Ore hoje com fé para que o sangue de Jesus marque o coração de cada componente de sua família. Esse é o verdadeiro sentido da Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário