segunda-feira, 10 de abril de 2017

11 de abril - Terça-feira: Traição

Judas Iscariotes, que foi o traidor. Lucas 6:16
Mesmo depois de lutar contra o tio, Brutus havia sido perdoado e nomeado para ser pretor do império. Tempos depois, conspirando com Cássio, Brutus traiu Júlio César e o atacou, tirando-lhe a vida. “Até tu, Brutus?” Essa foi a frase do final infeliz de César, após ser apunhalado pelas costas pelo sobrinho. Em um top five dos traidores mais conhecidos da história, Brutus ocuparia o segundo lugar.
Sem dúvida, o campeão seria Judas Iscariotes. Depois de pedir para ser um dos discípulos do Senhor, ele foi aceito de bom grado. Sujeito inteligente e com capacidade administrativa, logo Judas se destacou entre os seguidores de Jesus. Pouco tempo depois, foi escolhido para compor o seleto grupo dos apóstolos.
Ocorre que Judas não compreendia a missão de Cristo. Para ele, Jesus viera para estabelecer um reino material. E ele esperava ser alguém importante nesse novo governo.
Judas também tinha uma tendência para a corrupção. Ele era o tesoureiro dos apóstolos, e a Bíblia o revela traindo a confiança das pessoas ao desviar para si o dinheiro que deveria ser utilizado para ajudar os pobres.
O Senhor o alertou muitas vezes a respeito desses pecados e procurou mostrar a natureza espiritual de seu reino. Porém, dia a dia, o coração de Judas ia sendo endurecido por sua cobiça, que o preparava para ser o mais famoso traidor da história.
É muito doloroso ter a confiança traída. A sensação de ter entregado a intimidade a alguém que não era digno disso machuca e deixa marcas no coração. Por isso, devemos ter muito cuidado para que, em nossos relacionamentos, haja respeito e manutenção da confiança.
Filhos que mentem para os pais, amigos falsos, que revelam segredos e prejudicam pessoas, namorados e cônjuges que são infiéis e dilaceram o coração de suas vítimas são algumas das formas em que a traição se manifesta. A decepção está na base dos sentimentos de uma pessoa traída. “Até tu, Brutus?” é o clamor de alguém que não esperava ser apunhalado pelas costas.
Não devemos decepcionar as pessoas. Precisamos ser leais e valorizar a confiança depositada em nós. No fim das contas, quem trai está traindo a si mesmo. Judas é um exemplo disso, com seu fim trágico. Seja sempre leal e assim o desfecho de sua história será marcado pela felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário