sexta-feira, 31 de março de 2017

31 de março - Sexta-feira: Caminhos

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela). Mateus 7:13, ARA
Serpenteando uma montanha de 4.700 metros de altura e com apenas três de largura, a estrada Caminho a los Yungas, na Bolívia, tem a fama de ser uma das mais perigosas do mundo. Conhecida como “caminho da morte”, essa estreita via recebe muitos turistas, atraídos pelas incríveis belezas naturais que só os corajosos conseguem ver. Ladeada por um paredão de pedra e por imensos precipícios, seu percurso turístico é feito com bicicleta e pouca bagagem. Se não for assim, o risco de morte é ainda maior.
Jesus compara a jornada rumo ao Céu com o fato de alguém escolher seguir por uma estrada estreita, iniciada em uma porta apertada. A intenção do Senhor foi ensinar que a vida cristã não é fácil e que, ao seguir no caminho da salvação, encontramos os obstáculos que a lei de Deus impõe aos nossos desejos pecaminosos naturais.
A porta apertada da estrada impede que as pesadas bagagens às quais nos apegamos sigam conosco. Imagine alguém tentando passar por uma porta bem pequena com grandes malas. Se de fato quer entrar, deve abrir mão dessas coisas. Da mesma forma, devemos nos livrar “de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, [e correr], a carreira que nos está proposta” (Hebreus 12:1, ARA).
Por outro lado, o caminho largo não impõe nenhuma restrição. Quem quiser andar por ele terá plena liberdade para fazer o que bem entender e dar vazão a todas as inclinações pecaminosas. Não conhecerá o que significa respeito à autoridade divina, estará entregue aos prazeres, aos impulsos violentos e corruptos com o quais nascemos.
A porta larga é bem mais procurada que a estreita. Imediatistas, milhares de pessoas só conseguem enxergar os “benefícios” do prazer a curto prazo e não percebem a loucura de suas escolhas. O fim dessa estrada é morte eterna.
À porta do caminho estreito, está Jesus nos convidando para entrar. Ele diz: “Filhos, deixem essas bagagens de pecado aí. Vocês não precisarão delas para serem felizes. Não tenham medo dos obstáculos da estrada, Eu estarei com vocês em todo o tempo. E o ponto de chegada dessa jornada é a vida eterna.”
Ao contrário do Caminho a los Yungas, a estrada estreita de Jesus é também conhecida como o caminho da vida. Então, esqueça suas bagagens, viaje por ela e você será muito feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário