quarta-feira, 29 de março de 2017

29 de março - Quinta-feira: Tragédia

E por que se preocupar com um cisco no olho de um irmão, quando você tem uma tábua no seu próprio olho? Mateus 7:3, Nova Bíblia Viva
“Em caso de despressurização, máscaras individuais de oxigênio cairão automaticamente. Puxe uma delas para liberar o fluxo, coloque sobre o nariz e a boca, ajuste o elástico e respire normalmente. Auxilie crianças ou pessoas com dificuldade somente após ter fixado a sua.”
Como as aeronaves voam em altitudes elevadas, onde o ar é rarefeito e impossível de respirar, nos voos, usa-se a pressurização, que comprime o ar atmosférico, permitindo a respiração na cabine. Se a pressurização for interrompida, só é possível respirar com a máscara de oxigênio. Somente com ela ajustada, uma pessoa pode ajudar, de fato, quem está com dificuldade.
Jesus desmascara a hipocrisia de querer colocar “máscaras de oxigênio” nos outros quando os próprios pecados estão causando asfixia espiritual. “Quem come carne não vai entrar no Céu”, brada o pregador, glutão inveterado que esconde vícios sexuais vergonhosos. Os erros que condena parecem pequenos ciscos se comparados com as imensas tábuas de seus pecados.
Em geral, os erros dos outros se apresentam bem maiores e mais repugnantes do que os nossos. Repudiamos falhas alheias, mas somos complacentes com as próprias vergonhas, para as quais sempre encontramos desculpas e justificativas. Escondemo-nos facilmente atrás de máscaras fingidas, apenas para nos sentirmos melhores do que os outros. O nome disso é hipocrisia.
No teatro grego, os atores eram chamados de hypochrités. Esse termo não tinha a conotação negativa atual. O sentido de hoje vem do fato de que a função de ator na Grécia antiga envolvia o uso de máscaras que escondiam o verdadeiro estado de espírito da pessoa e se adaptavam à proposta da peça. No drama, os atores usavam máscaras tristes; na comédia, máscaras felizes. Na tragédia da religião falsa, o ímpio se esconde atrás de dedos apontados para os outros, que tentam impedir a visão da própria realidade.
No palco da vida, não há espaço para parecermos o que não somos. Quem tenta colocar “máscaras de oxigênio espiritual” nos outros antes de se arrepender dos pecados que comete pode se sufocar em hipocrisia. Deixe Jesus tirar a trave/máscara de sua vida e, assim, você poderá realmente ajudar os outros a se livrarem de seus ciscos incômodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário