terça-feira, 28 de março de 2017

27 de março - Segunda-feira: De volta para o presente

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida. Mateus 6:25, ARA
“Para onde vamos, não precisamos de estrada”, foi o que falou o Dr. Brown para Marty Macfly ao chegar à longínqua data de 21 de outubro de 2015, no segundo filme da trilogia De Volta para o Futuro, lançado em 1989. Os autores, Robert Zemeckis e Bob Gale, imaginavam que, no futuro, haveria não apenas carros voadores movidos a lixo, mas roupas e calçados ajustáveis automaticamente ao corpo, entre outras coisas. Quase 30 anos se passaram, e nada disso aconteceu ainda.
Em realidade, o futuro chegou e não parece tão extraordinário como pensávamos. Isso significa que a melhor coisa a fazer é viver o presente, aprendendo do passado e nos preparando para o que vem pela frente, sem ansiedade.
No campo espiritual, a raiz da ansiedade é a incredulidade. Duvidar de que as promessas de Deus poderão se cumprir na vida faz com que muita gente seja corroí­­da pelo medo do futuro. Glutonaria, consumismo e perversão são alguns dos sintomas da ansiedade. Muita gente assalta a geladeira, compra o que não precisa e pratica atos vergonhosos em “viagens” alucinógenas com medo do que o futuro trará.
A história do patriarca Jacó está recheada de lições sobre a ansiedade. Antes de ele nascer, estava profetizado que receberia a bênção da primogenitura no futuro. Duvidando que isso pudesse acontecer, Jacó cometeu os mais graves erros de sua vida.
Comprou o direito da primogenitura do irmão com um prato de lentilhas e enganou o pai se passando por Esaú. Ellen White diz o seguinte, evidenciando a ansiedade do patriarca: “Jacó, ponderado, diligente e cuidadoso, [pensava] sempre mais no futuro do que no presente. […] Dia e noite, o assunto lhe ocupava os pensamentos, até que se tornou o interesse maior de sua vida” (Patriarcas e Profetas, p. 121, 122).  A ansiedade prejudicou bastante a vida de Jacó. Ele poderia ter evitado muito sofrimento se tivesse acreditado que Deus tem poder de cumprir o que promete.
No sermão do monte, Jesus nos vacina contra a ansiedade. Ele garante que nosso Pai celestial cuida de todas as nossas necessidades. Comida, bebida, roupa e tudo o que de fato precisamos serão providenciados por Deus. Nossa parte é simples: “Coloquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e Ele dará a vocês todas essas coisas” (Mateus 6:33, Nova Bíblia Viva).
Não caia na tentação de entrar na máquina do tempo da ansiedade. Se quiser ser feliz, aterrisse no presente da confiança em Deus. Assim, seu futuro estará garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário