terça-feira, 28 de março de 2017

26 de março - Domingo: Olhos iluminados

Os olhos são como a luz para o corpo. Se os seus olhos forem bons, haverá luz em todo o seu corpo. Mas se seus olhos forem maus, seu corpo estará em profunda escuridão espiritual. E como essa escuridão pode ser terrível! Mateus 6:22, 23, Nova Bíblia Viva
Um dos desenhos animados mais assistidos da minha época de infância era DuckTales, o caçador de aventuras. Tio Patinhas e seus sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luizinho, eram responsáveis por salvar a cidade de Patópoles dos criminosos.
Em cada episódio, a trama girava em torno do egoísmo e da ganância do Tio Patinhas que, por conta de seu amor ao dinheiro, não conseguia enxergar a necessidade de agir para salvar a cidade, colocando, por isso, em risco a própria vida, as finanças e a cidade. Seus olhos espelham cifrões diante de uma proposta de ganhar mais dinheiro. Cego pela grana, ele não enxerga os problemas. Só quando se livra do egoísmo, ele age como herói.
Esse personagem tem a capacidade de ilustrar a condição de muita gente quando o assunto é dinheiro. Para ter rendimentos cada vez maiores, há pessoas que estão dispostas a explorar os outros, trapacear e até agir com violência.
Deus não condena as riquezas. Na verdade, se as orientações bíblicas forem seguidas, é natural que a prosperidade seja uma realidade na vida. A advertência da Palavra de Deus é contra a ganância: “Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os tipos de males. Algumas pessoas até voltaram as costas a Deus por causa do amor ao dinheiro e, como resultado, afligiram a si mesmas com muitos sofrimentos”
(1 Timóteo 6:10, Nova Bíblia Viva). É por isso que Jesus é claro: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mateus 6:24, Nova Bíblia Viva).
Só enxergando cifrões como o Tio Patinhas, algumas pessoas acabam em trevas espirituais. Cegas pelo dinheiro, não conseguem perceber o risco que correm nem a condição real do mundo.
Se nossos olhos brilharem com a luz de Deus, poderemos ver o que “olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, nem jamais o coração do homem percebeu, as coisas maravilhosas que Deus preparou para aqueles que amam o Senhor” (1 Coríntios 2:9, Nova Bíblia Viva).
Não permita que os cifrões cegos do amor ao dinheiro tirem sua possibilidade de enxergar a realidade. Ilumine seus olhos com o amor de Deus e veja o que ninguém jamais viu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário